terça-feira, 2 de dezembro de 2008

EM 2009 - MUDE O MUNDO!

Pequenas ações individuais são a maior força transformadora que se conhece. Ter uma atitude consciente em relação aos nossos hábitos de consumo é a melhor (e talvez a única) maneira de se mudar o mundo. Economize água, luz, recicle seu lixo, faça a sua parte e ajude a construir um futuro para todos.

Que no Ano Novo você consiga transformar tudo o que está dentro e fora de você.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

SOS Santa Catarina

Nossos irmãos do estado de Santa Catarina estão precisando muito de nossa ajuda. As vítimas das enchentes aumentam a cada dia. Nós não podemos ficar parados diante disso. Precisamos nos mobilizar e arrecadar o máximo de donativos possíveis.

Contas para depósito de doações:

- Banco do Brasil - Agência 3582-3, Conta Corrente 80.000-7;
- Besc - Agência 068-0, Conta Corrente 80.000-0;

- Bradesco Agência 0348-4, Conta Corrente 160.000-1;
- Caixa Agência 1877, operação 006, Conta 80.000-8;

Em nome da pessoa jurídica - Fundo Estadual da Defesa Civil com CNPJ - 04.426.883/0001-57

Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/

Ajudando a reconstrução – Instituto Ressoar:
- Banco Bradesco Agência 0922-9 Conta Corrente 2500-3

Outras formas de doação, consulte a
Defesa Civil de sua cidade.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Dia do Técnico em Segurança do Trabalho

Segurança do Trabalho: "Quando tudo vai bem ninguém lembra que existe. Quando vai mal, dizem que não existe. Quando é para gastar, acha-se que não é preciso que exista. Porém, quando realmente não existe, todos concordam que deveria existir"
Hoje é dia do

Técnico em Segurança do Trabalho


Parabéns a todos os profissionais!

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Curso para membros da CIPA - Unimed

CIPA COM TODOS E PARA TODOS
Foi realizado nos dias 11,13,14,18 e 20 de novembro em parceria com a empresa CIPAseg/Unimed Patos de Minas curso para novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - Gestão 2008-2009. O mesmo, com duração de 20 horas, teve como objetivo principal a atualização nos aspectos referentes à saúde e segurança do trabalho. Houve um ótimo aproveitamento de todos os participantes que demonstraram muito empenho e vontade em atuar de acordo com as normas vigentes, ficando assim evidente o compromisso da empresa Unimed com o bem-estar de seus colaboradores.

- "O curso foi de muita valia, pois levarei este aprendizado não só para a empresa mas para a vida."Adriana

- "Entendo que CIPA é uma maneira pela qual através da representatividade de seus membros tem em administrar as informações sobre segurança no trabalho, bem como aplicar estas informações e normas adequando-as aos nossos ambientes laborais." Ana Lúcia

- "O curso foi bem ministrado, as pessoas altamente qualificadas e com uma didática muito clara. Acredito que com esse curso vou poder mudar e ajustar muitas coisas dentro da empresa, pois aprendi bastante e com certeza posso colocar tudo em prática para beneficiar a todos." Karlla

- "Acredito que esta nova gestão da CIPA trará novidades de grande valia para todos da empresa. Esperamos suprir todas as expectativas dos que acreditaram no nosso trabalho." Patrícia

- "Esse curso veio acrescentar e muito, com isso faremos um bom trabalho com a nova CIPA justamente com os colaboradores, melhorando cada dia a sua saúde física e mental." Shirley


A equipe CIPAseg parabeniza a nova Comissão pela brilhante participação desejando-lhe uma ótima gestão!

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Amizades no trabalho

A empresa em que trabalhamos é um dos melhores campos para fazer e fortalecer as amizades, pois passamos mais tempo com os nossos amigos de trabalho do que com a nossa própria família e isso ajuda a criar laços importantes que muitas vezes é para a vida toda.

Quando deixamos um emprego por razões variadas, além da experiência, a amizade é uma das boas recordações que acabamos levando. Fazer amigos é tão importante que a própria ciência estudando o tema chegou à conclusão de que a pessoa que possui amigos vive mais e sofre de menos doenças como a depressão e cardiopatias.

Ter um amigo não significa ter tudo, mas com certeza é um ponto de apoio importante quando precisamos de ajuda. As relações humanas em todos os níveis são complexas e difíceis de administrar porém, o resultado de boas relações irá impactar positivamente na nossa vida profissional. A amizade pode ser o nosso passaporte para um novo emprego, por exemplo, porque grande parte das contratações nas empresas são através de indicações, o famoso QI (Quem Indica). Logicamente que toda a amizade deve ser desinteressada, mas quando se é amigo de verdade o benefício dela é uma conseqüência.

Procure fazer amigos por onde você passa, além de ser algo bom, fará de você uma pessoa querida e amada por todos, ninguém quer estar ao lado de pessoas desagradáveis, isso é uma atitude humana e perfeitamente compreensível, então faça das suas atitudes algo valoroso para outras pessoas que certamente você irá angariar novos e valorosos amigos.

Não escolher pessoas para serem seus amigos também é uma atitude bastante louvável porque demonstra que você não é uma pessoa seletiva, logicamente que às vezes há companhias que nem de longe merecem aproximação, nesse caso são as más companhias, essas realmente merecem distanciamento, mas não o nosso menosprezo. Desprezar e ignorar pessoas por qualquer motivo que seja, é ruim para quem o faz e principalmente para aqueles que sentiram na pele a nossa indiferença.

Procure equacionar o seu tempo com as suas relações humanas, apesar da vida agitada, não podemos nos esquecer dos amigos que plantamos pela vida. Reserve um pouco do seu tempo para regar as valiosas amizades que você conquistou e não deixe morrer aquilo que tão bem te fez nos momentos de necessidade.

Por: Valdeci T. Ribeiro - Técnico em Segurança do Trabalho (www.liveseg.com)

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Chega de acidentes de trabalho

Acidente de trabalho é aquele que acontece no exercício do trabalho a serviço da empresa provocando lesão corporal ou perturbação funcional podendo causar morte, perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

Equiparam-se aos acidentes de trabalho:

- O acidente que acontece quando você está prestando serviços por ordem da empresa
fora do local de trabalho;
- acidente ocorrido quando em viagem a serviço da empresa;
- acidente ocorrido no trajeto entre a casa e o trabalho ou do trabalho para casa;
- Doença profissional (doenças provocadas pelo tipo de trabalho);
- Doença do trabalho (doenças causadas pelas condições do trabalho);

O acidente de trabalho deve-se principalmente à duas causas:

I. ato inseguro
É o ato praticado pelo homem, em geral, consciente do que está fazendo, contrariando as normas de segurança. São exemplos de ato inseguro: subir em telhado sem cinto de segurança contra quedas, ligar tomadas de aparelhos elétricos com as mãos molhadas e dirigir em alta velocidade.

II. Condição Insegura
É a condição do ambiente de trabalho que oferece perigo e ou risco ao trabalhador. São exemplos de condição insegura: instalação elétrica com fios desencapados, máquinas em estado precário de manutenção, andaime de obras de construção civil feitos com materiais inadequados.

Eliminando-se a condição insegura e o ato inseguro é possível reduzir os acidentes e as doenças ocupacionais. Esse é o papel da Segurança do Trabalho.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Técnico em segurança do trabalho

O técnico em segurança do trabalho é o profissional formado em cursos de ensino médio, que é a formação anterior à universitária correspondente a quantidade de anos de escolaridade completada. A Lei de número 7.410, criada em 27 de novembro de 1985 define que este técnico se ocupará de informar ao empregador e seus funcionários sobre os riscos que se encontram presentes nos ambientes de trabalho e também visa prevenir os acidentes. Ele também é responsável pela investigação e procedimento correto para a realização de atividades necessárias dentro de uma empresa. Em 27 de novembro é comemorado seu dia.

Uma das principais funções do técnico de segurança do trabalho é zelar para que as normas de segurança sejam aplicadas corretamente dentro da empresa, estando sempre atento para que métodos corretos de trabalho sejam utilizados, bem como analisar as condições de trabalho exercidas nas empresas, planejando e criando normas que reforcem comportamentos seguros e conduzindo ações que corrijam, eliminem e minimizem ao máximo os riscos encontrados nos ambientes de trabalho.

Para melhor desempenhar sua atividade, ele assume meios, recursos de administração e técnicos que o ajudarão a prevenir acidentes, se utilizando da ciência, remediando deficiências e más condições dos ambientes ocupacionais. Ele é o elo que une o empregado ao empregador e deve se comprometer em apresentar atenção aos detalhes, ter capacidade para a liderança, ser dinâmico e emocionalmente equilibrado, ter capacidade de observação e concentração, ser perseverante, ponderado, e possuir capacidade de síntese, ser sociável, ter gosto por ensinar e ter capacidade de planejar, ser comunicativo e assumir posturas adequadas.

Fonte: http://www.segurancatrabalho.com/

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Caccer anuncia parceria com Rainforest

Caccer anuncia parceria técnica com Rainforest para Café do Cerrado

O CACCER – Conselho das Associações dos Cafeicultores do Cerrado, anunciou contrato técnico celebrado com a Rainforest Alliance através de seu representante legal, o Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) que controla a certificação no Brasil. A parceria, firmada no XVI Seminário do Café do Cerrado que aconteceu no mês de setembro em Patrocínio, só foi anunciada agora.

Segundo nota da assessoria do Caccer, encaminhada à redação do Patrocínio Hoje, a parceria vinha sendo negociada há mais de quatro meses e para ser concluída exigiu adequação do protocolo do Café do Cerrado. Para o Caccer "a iniciativa fortalece ambas as certificações e facilita a entrada do produtor", informa a nota da assessoria.

Lacre anti-fraude - O ImaFlora vai certificar as propriedades com apoio do Sistema e o Caccer vai certificar a Origem e Qualidade - lacrando os cafés, contudo o objetivo principal é atender aos compradores que valorizam o respeito social, ambiental e que queiram um café com origem e qualidade garantidos. Tudo isso é demonstrado através do novo lacre que vai costurado na sacaria, num sistema de costura para combater a fraude de mistura do produto, o selo abarcará ambos os selos (Café do Cerrado e Rainforest Alliance) e o café será comercializado com o Certificado de Origem e Qualidade do Café do Cerrado.

Os parceiros esperam mais de um milhão de sacas lacradas com ambos os selos até o final do ano de 2009. A parceria tem apoio do SEBRAE, que além de "grande parceiro do Cerrado Mineiro, órgão que incentiva esta parceria, pois aposta na agregação de valor da mesma", diz a nota.

Fonte: http://www.patrociniohoje.com.br/

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Seja um colaborador

A CIPAseg acaba de lançar um canal inovador para contato com seu público. Trata-se do "blog", ferramenta semelhante a um um site na internet, mas com a diferença de ser construído com a colaboração do próprio visitante. Apesar de utilizados há algum tempo em outros países, o uso de blogs ainda é novidade entre as empresas brasileiras, mais acostumadas com conteúdos em sites convencionais. Com o blog é diferente, há interação do visitante que pode inclusive publicar matérias, opiniões e até imagens...

domingo, 10 de agosto de 2008

Sustentabilidade

Sustentabilidade é um conceito sistêmico relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana;propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e, ao mesmo tempo, preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.
A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro. Para um empreendimento humano ser sustentável há que se ter em vista 4 requisitos básicos:
•ser ecologicamente correto;
•ser economicamente viável;
•ser socialmente justo e,
•ser culturalmente aceito.
Fonte: Wikipedia.org

Links relacionados:
> http://www.sustentabilidade.org.br/
> http://revistasustentabilidade.com.br/
> http://planetasustentavel.abril.com.br/
> http://www.wwf.org.br/
> http://www.ces.fgvsp.br/
> http://www.ecologiaurbana.com.br/
> http://www.sustentabilidade.blog.br/
> http://www.meioambienteurgente.blogger.com.br/

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

CIPAseg - Certificação

A partir de agosto de 2008 fomos credenciados para prestar consultoria e auditoria em certificação do Café do Cerrado as ser mos rigorosamente avaliados pelo Comitê de Normas Técnicas do referido conselho. A empresa CIPAseg está entre as quatro empresas credenciadas da região, sendo a única do segmento em Saúde e Segurança do Trabalho.

A capacitação para o credenciamento em consultoria e auditoria interna e externa aconteceu em novembro de 2007 numa ação conjunta do CACCER SEBRAEIMOcontrol.

Certificação de Propriedade - Certificação de Produto:

A Certificação de Propriedade, gerenciada pelo CACCER, é uma ferramenta importantíssima para a demanda do mercado atual; é baseada num Código de Conduta que inclui aspectos como: Boas Práticas Agrícolas, Responsabilidade Social e Responsabilidade com o Meio-Ambiente, amparados em mecanismos de Rastreabilidade.

A Certificação de Produto é uma Certificação de Origem e Qualidade do Café do Cerrado e Complementa a certificação de propriedade constituindo-se de uma importante ferramenta de venda para cafés, utilizada pelas Cooperativas do sistema. Sua norma está registrada no INPI como Regulamento da Região Demarcada do Cerrado Mineiro.

Leia texto completo no PORTAL café do Cerrado - CACCER

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

NORMAS - MTE

DOWNLOAD DAS NORMAS REGULAMENTADORAS DO MINISTÉRIO DO TRABALHO:

Norma Regulamentadora Nº 1 - Disposições Gerais

Norma Regulamentadora Nº 2 - Inspeção Prévia

Norma Regulamentadora Nº 3 - Embargo ou Interdição

Norma Regulamentadora Nº 4 - Serviços Especializados em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho

Norma Regulamentadora Nº 5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Norma Regulamentadora Nº 6 - Equipamentos de Proteção Individual - EPI

Norma Regulamentadora Nº 7 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional

Norma Regulamentadora Nº 8 - Edificações

Norma Regulamentadora Nº 9 - Programas de Prevenção de Riscos Ambientais

Norma Regulamentadora Nº 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade

Norma Regulamentadora Nº 11- Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais

Norma Regulamentadora Nº 11 Anexo I - Regulamento Técnico de Procedimentos para Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Chapas de Mármore, Granito e outras Rochas

Norma Regulamentadora Nº 12 - Máquinas e Equipamentos

Norma Regulamentadora Nº 13- Caldeiras e Vasos de Pressão

Norma Regulamentadora Nº 14 - Fornos

Norma Regulamentadora Nº 15 - Atividades e Operações Insalubres

Norma Regulamentadora Nº 16 - Atividades e Operações Perigosas

Norma Regulamentadora Nº 17 - Ergonomia

Norma Regulamentadora Nº 17 Anexo I - Trabalho dos Operadores de Checkouts

Norma Regulamentadora Nº 17 Anexo II - Trabalho em Teleatendimento / Telemarketing

Norma Regulamentadora Nº 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção

Norma Regulamentadora Nº 19 - Explosivos

Norma Regulamentadora Nº 19 Anexo I - Segurança e Saúde na Indústria de Fogos de Artifício e outros Artefatos Pirotécnicos

Norma Regulamentadora Nº 20 - Líquidos Combustíveis e Inflamáveis

Norma Regulamentadora Nº 21 - Trabalho a Céu Aberto

Norma Regulamentadora Nº 22 - Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração

Norma Regulamentadora Nº 23 - Proteção Contra Incêndios

Norma Regulamentadora Nº 24 - Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho

Norma Regulamentadora Nº 25 - Resíduos Industriais

Norma Regulamentadora Nº 26 - Sinalização de Segurança

Norma Regulamentadora Nº 27
Revogada pela Portaria GM n.º 262, 29/05/2008
Registro Profissional do Técnico de Segurança do Trabalho no MTB

Norma Regulamentadora Nº 28 - Fiscalização e Penalidades

Norma Regulamentadora Nº 29 - Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário

Norma Regulamentadora Nº 30 - Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho Aquaviário

Norma Regulamentadora Nº 31 - Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura

Norma Regulamentadora Nº 32 - Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde

Norma Regulamentadora Nº 33 - Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados

Fonte: http://www.mte.gov.br/

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Conheça nossa empresa

QUEM SOMOS
A Empresa CIPA agora é CIPASEG - Consultoria e Treinamento em Saúde e Segurança Ocupacional - atua no segmento de segurança do trabalho há 7 anos e compõe-se de profissionais especializados na área de engenharia desenvolvendo trabalhos junto às diversas empresas, sempre com eficiência e qualidade.

NEGÓCIO
Consultoria técnica e treinamento em saúde e segurança ocupacional.

MISSÃO
Prestar consultoria e treinamento em saúde e segurança ocupacional com a máxima eficiência e satisfação para o cliente associado.

BENEFÍCIOS ESPERADOS
Elevar o moral e o nível de motivação dos funcionários da empresa cliente pela melhoria das condições de trabalho gerando maior produtividade. Aumentar a produtividade e rentabilidade com a redução das perdas em acidentes e doenças ocupacionais através da valorização e racionalização das ações de segurança e saúde do trabalho. Permitir o controle trabalhista decorrente de afastamentos por acidentes ou doenças ocupacionais.Reforçar a imagem da empresa associada perante o mercado e sociedade, sobretudo como instituição responsável e cidadã.