quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Chega de acidentes de trabalho

Acidente de trabalho é aquele que acontece no exercício do trabalho a serviço da empresa provocando lesão corporal ou perturbação funcional podendo causar morte, perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

Equiparam-se aos acidentes de trabalho:

- O acidente que acontece quando você está prestando serviços por ordem da empresa
fora do local de trabalho;
- acidente ocorrido quando em viagem a serviço da empresa;
- acidente ocorrido no trajeto entre a casa e o trabalho ou do trabalho para casa;
- Doença profissional (doenças provocadas pelo tipo de trabalho);
- Doença do trabalho (doenças causadas pelas condições do trabalho);

O acidente de trabalho deve-se principalmente à duas causas:

I. ato inseguro
É o ato praticado pelo homem, em geral, consciente do que está fazendo, contrariando as normas de segurança. São exemplos de ato inseguro: subir em telhado sem cinto de segurança contra quedas, ligar tomadas de aparelhos elétricos com as mãos molhadas e dirigir em alta velocidade.

II. Condição Insegura
É a condição do ambiente de trabalho que oferece perigo e ou risco ao trabalhador. São exemplos de condição insegura: instalação elétrica com fios desencapados, máquinas em estado precário de manutenção, andaime de obras de construção civil feitos com materiais inadequados.

Eliminando-se a condição insegura e o ato inseguro é possível reduzir os acidentes e as doenças ocupacionais. Esse é o papel da Segurança do Trabalho.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Técnico em segurança do trabalho

O técnico em segurança do trabalho é o profissional formado em cursos de ensino médio, que é a formação anterior à universitária correspondente a quantidade de anos de escolaridade completada. A Lei de número 7.410, criada em 27 de novembro de 1985 define que este técnico se ocupará de informar ao empregador e seus funcionários sobre os riscos que se encontram presentes nos ambientes de trabalho e também visa prevenir os acidentes. Ele também é responsável pela investigação e procedimento correto para a realização de atividades necessárias dentro de uma empresa. Em 27 de novembro é comemorado seu dia.

Uma das principais funções do técnico de segurança do trabalho é zelar para que as normas de segurança sejam aplicadas corretamente dentro da empresa, estando sempre atento para que métodos corretos de trabalho sejam utilizados, bem como analisar as condições de trabalho exercidas nas empresas, planejando e criando normas que reforcem comportamentos seguros e conduzindo ações que corrijam, eliminem e minimizem ao máximo os riscos encontrados nos ambientes de trabalho.

Para melhor desempenhar sua atividade, ele assume meios, recursos de administração e técnicos que o ajudarão a prevenir acidentes, se utilizando da ciência, remediando deficiências e más condições dos ambientes ocupacionais. Ele é o elo que une o empregado ao empregador e deve se comprometer em apresentar atenção aos detalhes, ter capacidade para a liderança, ser dinâmico e emocionalmente equilibrado, ter capacidade de observação e concentração, ser perseverante, ponderado, e possuir capacidade de síntese, ser sociável, ter gosto por ensinar e ter capacidade de planejar, ser comunicativo e assumir posturas adequadas.

Fonte: http://www.segurancatrabalho.com/

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Caccer anuncia parceria com Rainforest

Caccer anuncia parceria técnica com Rainforest para Café do Cerrado

O CACCER – Conselho das Associações dos Cafeicultores do Cerrado, anunciou contrato técnico celebrado com a Rainforest Alliance através de seu representante legal, o Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) que controla a certificação no Brasil. A parceria, firmada no XVI Seminário do Café do Cerrado que aconteceu no mês de setembro em Patrocínio, só foi anunciada agora.

Segundo nota da assessoria do Caccer, encaminhada à redação do Patrocínio Hoje, a parceria vinha sendo negociada há mais de quatro meses e para ser concluída exigiu adequação do protocolo do Café do Cerrado. Para o Caccer "a iniciativa fortalece ambas as certificações e facilita a entrada do produtor", informa a nota da assessoria.

Lacre anti-fraude - O ImaFlora vai certificar as propriedades com apoio do Sistema e o Caccer vai certificar a Origem e Qualidade - lacrando os cafés, contudo o objetivo principal é atender aos compradores que valorizam o respeito social, ambiental e que queiram um café com origem e qualidade garantidos. Tudo isso é demonstrado através do novo lacre que vai costurado na sacaria, num sistema de costura para combater a fraude de mistura do produto, o selo abarcará ambos os selos (Café do Cerrado e Rainforest Alliance) e o café será comercializado com o Certificado de Origem e Qualidade do Café do Cerrado.

Os parceiros esperam mais de um milhão de sacas lacradas com ambos os selos até o final do ano de 2009. A parceria tem apoio do SEBRAE, que além de "grande parceiro do Cerrado Mineiro, órgão que incentiva esta parceria, pois aposta na agregação de valor da mesma", diz a nota.

Fonte: http://www.patrociniohoje.com.br/